Ameh Assessoria Contabil e Juridica
Logo-sociais Whatapp Youtube Face Book
s

» noticiaisNosso Informativo 1º - Contabilidade, o check-up do negócio

Nosso Informativo 1º - Contabilidade, o check-up do negócio

Longe de existir apenas para atender as obrigações com o fisco ou fazer o livro caixa, a contabilidade, se realizada de modo regular, faz um levantamento completo dos fatos administrativos da empresa e direciona o empresário para a melhor tomada de decisões, estratégias e correção de rota.

A contabilidade regular -  ou completa -  abrange e fornece uma base de dados confiáveis. Informes  como Demonstração do Resultado do Período, de Lucros e Prejuízos Acumulados, do Patrimônio Líquido e dos Fluxos de Caixa mostram a real situação da empresa. Só assim se pode saber se as atividades apresentam lucro ou prejuízo, se há recursos para pagar as dívidas, se a rotatividade do estoque está dentro do previsto.

Questão legal

A escrituração contábil regular envolve, ainda, questões legais, já que a legislação comercial a exige. Não há dispensa para micro e pequenas empresas, mas sim um conjunto de normas técnicas mais abrangentes para as empresas consideradas de grande porte.

Há, também, implicações jurídicas conseqüentes de processos abertos contra empresas que não efetuem a contabilidade regular. Neste caso, o judiciário pode tomar como verdadeiros os fatos alegados que não tenham como ser provados pela contabilidade. Tanto o contador, quanto o empresário, respondem solidariamente com o impacto financeiro da demanda.

Contabilidade para MPE

Em grande parte das micro e pequenas empresas, o serviço contratado costuma ser pela escrituração simplificada, mas barata, que resulta na apresentação do Livro Caixa – registro limitado à movimentação de caixa, de pagamentos e recebimentos à vista – e do Registro de Inventário, além de preenchimento de livros fiscais obrigatórios e guias de recolhimentos de impostos.

Para atender à necessidade destas empresas com custo menor existe a contabilidade simplificada para MPEs. Trata-se de uma contabilidade completa, que abrange todos os fatos administrativos, porém em um grau de complexidade menos, sem aplicação de algumas regras complexas e que tornam o processo muito mais caro.

No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) emite resoluções que auxiliam os contadores na elaboração dessa contabilidade simplificada.

Informação, a matéria-prima da contabilidade

Não terá efeito pagar por uma contabilidade completa, se os dados que geraram não são absolutamente precisos. Para isto é preciso que a empresa forneça todas as informações e documentos que se refiram ao empreendimento, conforme orientação do contador.

Visando reduzir a possibilidade e erro, é recomendável que as transações do negócio sejam registradas por meio de softwares empresariais apropriados. Prestar informações equivocadas ao contador pode incorrer em erro técnico.

É aconselhável, ainda, que a contratação de um profissional ou empresa para realização da contabilidade seja precedida de uma consulta para certificação da regularidade do prestador de serviços no Conselho Regional de Contabilidade.

 

 

 

 

 


AM&H Assessória Contábil
Rua Barão de Cotegipe 1.795 Queimadinha
Feira de Santana - Bahia
- Cep.: 44.050-012
Telefones.: (75) 3221.3645 - Cel.: (75) 99115-5906
www.amehassessoria.com.br